FANDOM


Os recursos são produtos especiais encontrados em quantidades limitadas no mapa. Quando um recurso é trabalhado fornece um bónus para o seu império; isso é feito quer através da construção de um melhorador com um trabalhador (em terra) ou expandir um barco de trabalho (no mar). Os bónus variam de maior rendimento (produção, alimentos, etc.) a uma série de unidades de ferro, urânio, ou alguns outros recursos estratégicos necessários para a produção de unidades e edifícios específicos.

Os recursos são bastante importantes no jogo e para os ganhar que se travam guerras territoriais.

Civilization V contém três tipos de recursos: recursos de bónus, recursos estratégicos e os recursos de luxo.

Os recursos Especiais e de luxo são diferentes, pois têm valor comercial, ou seja, podem ser comprados e vendidos. Para ter acesso a estes recursos, basta que eles existam no seu território e que você tenha a evolução / melhoria necessária. Mas, você não tem de trabalhar para ter acesso, no entanto, é preciso trabalhar para ganhar os seus benefícios potenciais.

construir uma cidade em cima ou perto de um recurso de luxo ou estratégico irá dar-lhe algumas vantagens. Se você tiver os melhoramentos corretos, você poderá ter acesso a coisas exclusivas e apesar de não receber os benefícios potenciais diretamente, você irá receber os benefícios de outras formas, relacionadas ( Ex.: Se você construir uma Obras de Pedra perto de um recurso de pedra, isso vai dar uma produção adicional na Pedreira ).