FANDOM


FreeCol é um jogo de simulação de conquista, sucessor de Colonization de Sid Meier, criador de Civilization. O jogo é do género Estratégia, da editora SourceForge, da produtora The Freecol Team e tem os modos Single e Multi Player. Está disponível apenas para Download, é jogável como teclado e rato e joga-se em turnos. O jogo ainda não está nem perto do que os criadores desejam, visto que ainda não chegou sequer à versão 1.0.

Você tem um espaço determinado para navegar em cada turno. Algumas ações têm um número certo de turnos para serem realizadas, como as execuções nas colónias e navegações realizadas para a Europa.

A cada turno jogado, passa-se um ano. Os turnos são importantes porque enquanto você joga com seu país, os outros também agem em suas explorações e colonizações, criando uma competição equilibrada entre as nações.

Logo

HistóriaEditar

O jogo começa no ano de 1492 – época de descobrimento da América – e  o jogador deve, com muita coragem, sair em busca do Novo Mundo. Assim, você terá que escolher entre a Inglaterra, França, Espanha e até Holanda, para depois ir explorar novas terras.

ComeçandoEditar

No início você tem apenas um navio e dois colonizadores. Assim que encontrar as novas terras, largue a âncora e explore o novo local, criando colónias e extraindo matéria-prima de todos os tipos. As matérias-primas e mercadorias podem ser enviadas em suas caravelas para a Europa e vendidas por um bom preço. Assim que seu navio for para a Europa, você pode trazer imigrantes, assim aumentando a população e também a exploração do seu território, evoluindo e avançando cada vez mais no jogo. Nem sempre os colonizadores aceitam o convite, mas há uma opção para incentivá-los com promessas de vencimentos.

A cada nova terra explorada em FreeCol, você nota que há dados sobre preciosos recursos. É importante construir colónias sempre em lugares que terão futuros rendimentos. Isso serve não somente para ganhar mais dinheiro, mas também para o sustento nas novas terras, já que nem sempre é garantido que se possa contar com o apoio da Europa.

Os índios podem ser seus amigos e ensinar novas habilidades, oferecer mercadorias e até defendê-lo de ataques. Caso você prefira ser um inimigo, é possível atacar as aldeias e roubar mercadorias valiosas. Todo tipo de mercadoria pode ser enviada de volta para a Europa em suas caravelas e vendido por um alto preço.

ObjetivoEditar

O principal objetivo das colonizações, após uma grande evolução, é ter apoio suficiente dos colonizadores para conseguir declarar a independência e sobreviver aos ataques do Rei. Isso será possível se você mostrar que tem um bom sistema governamental.

VersõesEditar

A versão mais recente do jogo trouxe uma série de melhorias, com a correção de alguns erros primários no sistema. Para as versões 1.0.0 e 2.0.0, prometidas pelo fabricante para breve, a proposta é torná-lo um clone perfeito do antigo jogo Colonization, mas com muitos novos modos aprimorados.

FontesEditar

Baixaki - http://www.baixaki.com.br/download/freecol.htm

Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/FreeCol